terça-feira, 6 de julho de 2010

Síndrome do Túnel do Carpo

Uma Lesão mais comum e crescente




Apesarar de ser uma enfermidade muito comum, algumas vezes é confundida com outras do aparelho locomotor o que pode interferir na eficácia terapêutica.



A síndrome do túnel do carpo é causada por pressão sobre o nervo mediano, no punho. Este nervo proporciona sensibilidade à face palmar do polegar, ao polegar, dedo indicador, dedo médio e à face palmar do dedo anular. Proporciona também, movimento a uma parte da mão. O nervo se introduz na mão através de um canal formado pelos ossos do punho, mantidos juntos por uma membrana resistente. Esse espaço é chamado de túnel do carpo. Ele é rígido, de forma que o inchaço de tecido adjacente pode causar compressão nele , causando dor ou impossibilitando para as atividades normais.



Movimentos repetitivos ou traumas na região dos punhos podem produzir inchaço nos tecidos levando ao seu aparecimento. Atividades como a prática de alguns esportes e determinadas atividades como costurar, dirigir, trabalhar em linha de montagem, pinturas, escrever, digitar, trabalhar com ferramentas manuais, também pode causar esta lesão.



A síndrome do túnel do carpo é muito mais freqüente em mulher do que em homem, nelas a sua maior incidência dá-se na faixa etária de 30 a 60 anos,em geral estando associada à gravidez, à síndrome pré-menstrual (TPM) e à menopausa. Estudos recentes apontam uma relação direta entre Síndrome do túnel do carpo e atividade hormonal. Porém, além destas, inúmeras outras disfunções podem estar associadas à síndrome do túnel do carpo e, entre elas, as principais são artrite reumatóide, insuficiência renal, diabetes , obesidade, tuberculose recente, infecção fúngica e até hipertensão.



Como é o tratamento na terapêutica Chinesa



Para a terapêutica chinesa o importante não é o nome da doença e sim como ela age em cada pessoa. Para haver um tratamento efetivo, não basta saber que enfermidade que o indivíduo possui, ela serve apenas como parâmetro, mas o importante é diferenciar os Padrões Energéticos que ela apresenta, ou seja, as causas fundamentais daquele problema, naquela pessoa. Basicamente a enfermidade do túnel do carpo se divide em três padrões, cada um deles tem sintomas diferentes e as reações da amplitude da dor também podem variar, precisando desta forma conduta terapêutica apropriada para cada variação. Além disto, outros fatores como os atenuantes e agravantes ( repouso, movimento, frio, calor e umidade), são particularmente diferenciados em cada caso. Só depois de definindo o padrão de apresentação da enfermidade é que se vai determinar a conduta terapêutica apropriada, assim como o método utilização que pode ser Acupuntura, fitoterapia Chinesa ou a conjunção das duas técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário