G.Hoffmann
Existem várias enfermidades que geram coceira ou prurido na pele, entre elas dermatite de contato, urticárias, líquen plano entre outras.
Cada uma destas, chamadas neurodermatites, varia muito no seu fator causal. Raras vezes existe uma síndrome apenas, na maioria das vezes uma síndrome pode gerar outra e assim por diante. E é o que acontece. Isso quer dizer que para se tratar de forma efetiva este problema, a coceira na pele, é preciso identificar a síndrome de base, predominante, e as demais síndromes-satélites. Isso feito, elaborar uma fórmula fitoterápica que combata os sintomas, assim como a causa é relativamente simples.
Várias partes do corpo podem ser acometidas de diferentes enfermidades da pele que provocam a sensação subjetiva que convida a coçar. Quando localizado, as partes do corpo normalmente são: cabeça, mãos, pés e genitais. Acontece que em muitas pessoas que sofrem de enfermidades que provocam coceira, esta pode ser generalizada também, agredindo o corpo inteiro ou muitas partes dele ao mesmo tempo.
Os múltiplos fatores que causam este tipo de problema são a hereditariedade, o contato com certas roupas, a ingestão de certos alimentos ou bebidas, assim como a fraqueza sanguínea.
Dizemos, baseado nos princípios da terapêutica tradicional chinesa, que um distúrbio dermatológico de fundo neurológico a origem está na má nutrição da pele. Que na maioria dos casos pode dar-se por Deficiência de Sangue do fígado e do baço.
Um dos possíveis mecanismos patológicos desse distúrbio mostra-nos que a pele é nutrida por Ying Qi e Sangue. Ying Qi (significa nutrição vitamínica) o qual nutre a pele a mantém viçosa; o Sangue (tem a conotação diferente daquilo que conhecemos sangue na terapêutica ocidental) tem a função de umidificar a pele para preservá-la hidratada. Ambos mantêm-na saudável. Acontece que tanto o Sangue quanto Ying Qi têm a mesma natureza. Por isso, a Deficiência de um resulta num desequilíbrio dos dois, que se manifesta na pele através de coceiras e erupções.
Em quadros de Deficiência de Sangue/Ying Qi, a pele deixa de ser adequadamente nutrida. Instala-se um estado de secura. Nas áreas em que essa Deficiência é sentida mais acentuadamente, a secura provoca um fenômeno que requer do corpo o transporte de umidade para o local ( instinto de preservação da vida). A umidade cuja natureza é nutritiva em descontrole invade a superfície e agrava o estado geral já deficiente
em Sangue/Ying Qi acentuando o prurido.
Fatores externos podem piorar as coisas. Quando a superfície deixa de ser adequadamente nutrida com Sangue, o fator imunológico que a protege também entra em estado de Deficiência. Esse estado de Deficiência do fator imunológico (Wei Qi) na superfície favorece ataques externos com invasões de vários outros agentes. A secura externa, cuja natureza é buscar a umidade, uma vez que tenha invadido a superfície agrava o estado geral já deficiente em Sangue/Ying Qi e acentua ainda mais a sensação de coceira.
Quando se busca um tratamento adequado a cada tipo de coceira de cada problema de pele, é preciso, na maioria das vezes, produzir fuídos sanguineos, e diminuir o calor que esteja no sangue, assim como nutrir o sangue para que expulse a secura e libere a superfície, o que alivia rapidamente a incômoda coceira causada por diversos distúrbios dermatológicos e com a continuidade do tratamento o problema é sanado ou controlado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário